Serviços

Integração Lavoura-Pecuária

Os sistemas integrados de produção agrícola e pecuária são caracterizados por serem planejados para explorar sinergismos e propriedades emergentes, frutos de interações nos compartimentos solo-planta-animal-atmosfera de áreas que integram atividades de produção agrícola e pecuária. São interações planejadas em diferentes escalas espaço-temporais abrangendo a exploração de cultivos agrícolas (grãos, floresta, etc.) e produção animal (ruminantes e monogástricos) na mesma área, de forma concomitante ou sequencial, e mesmo entre áreas distintas.

O fundamento básico para ocorrência de todos esses processos é a diversidade. Quanto maior a diversidade de fatores bióticos e abióticos de um habitat, maior a possibilidade de construção de sistemas integrados. Nesse sentido, o subtrópico brasileiro permite o uso de várias famílias de plantas, anuais e perenes, de distintos ciclos metabólicos, o que resulta em possibilidade única para se organizar os mais diferentes arranjos espaço-temporais em sistemas integrados.

Os modelos de integração de produção agrícola e pecuária com potencial de utilização no ambiente subtropical brasileiro incluem rotação ou sucessão de pastagens e culturas comerciais, em plantio direto, onde a pastagem é utilizada para a produção de carne ou leite. Tais sistemas ocorrem dentro da propriedade agrícola, alternando essas produções em diferentes áreas.

A Integrar se coloca à disposição dos produtores rurais para a elaboração de projetos de integração lavoura pecuária, com vistas ao maior aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e em consonância com aspectos conservacionistas de solo, água e atmosfera. Nesse sentido, auxiliamos o produtor em projetos de custeio bancário e captação de financiamento em linhas do Programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono).